Imprensa

Projeto Clássicos em Cena retoma apresentações em março

O projeto “Clássicos em Cena” é uma iniciativa que busca democratizar o acesso à música clássica, levando apresentações ao vivo para o anfiteatro do Grupo Penha. Com uma abordagem inovadora, o projeto une talentosos músicos e artistas em performances envolventes e acessíveis, desmistificando a ideia de que a música clássica é elitista ou distante do público em geral.
Por acreditar e patrocinar este projeto, no dia 22 de março foram retomadas as apresentações no anfiteatro do Grupo Penha, registrando um recorde de público.
.
A edição de 2023 engloba dez espetáculos de música e está sendo patrocinada pelo Grupo Penha, com incentivo do Ministério da Cultura e produção da Direção Cultura.
.
Na primeira apresentação, o público conheceu o Grupo Sabiá, formado por músicos da região de Americana-SP. O sexteto de sopros apresentou um repertório que passou por diversos gêneros musicais, retratando o intercâmbio entre as culturas europeia e africana, que forma a pluralidade da música brasileira.
.
Como sempre, o Maestro Parcival Módolo conduziu os comentários sobre as músicas, compositores e instrumentos, enriquecendo ainda mais a experiência da plateia.
Sobre o Grupo Sabiá:

Formado em 2019 por músicos da região de Americana/SP, o quinteto de sopros conta com um repertório que passa por diversos gêneros musicais, desde as danças africanas e a modinha europeia do meio do século XIX até o samba e o baião do início do século XX, retratando o intercâmbio entre as culturas europeia e africana que formam a pluralidade da música do Brasil.

A escolha do nome do grupo Sabiá é referência ao Sabiá Laranjeira, ave de canto belo e melodioso, considerada um símbolo do Brasil.

.
.