Sustentabilidade - Economia Circular

GRUPO PENHA — INSPIRANDO SOLUÇÕES AO MEIO AMBIENTE

O QUE É ECONOMIA CIRCULAR?

Por muitos anos, a sociedade praticou a rota de produção linear: USAR E JOGAR FORA. Entretanto, os efeitos nocivos dessa prática começaram a refletir em nosso meio ambiente. Trilhões de resíduos passaram a habitar nosso planeta, poluindo solo, rios, mares e mananciais. Logo, as pessoas se deram conta de que precisavam inverter essa lógica. O conceito de ECONOMIA CIRCULAR, no qual existe um reaproveitamento dos produtos e menor geração de resíduos, passou a ser disseminado.

GRUPO PENHA, A RECICLAGEM E A ECONOMIA CIRCULAR:

De forma circular, nosso produto faz parte de um circuito fechado, no qual as embalagens usadas são recicladas e reaproveitadas para fabricação de novas embalagens. 

Somos um dos maiores produtores de papel reciclado do Brasil e, para viabilizar nosso processo de produção, possuímos uma unidade estratégica, localizada no Nordeste, que realiza a captação de aparas (resíduos de papelão descartados).

Essa prática evita que milhares de toneladas de resíduos sejam jogados à deriva no meio ambiente todos os anos. Sem contar que o reaproveitamento poupa o corte de milhares de árvores que comumente são usadas para fabricação de novas embalagens. 

É importante destacar que a reciclagem também cumpre um importante papel social, gerando renda para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade. Nosso depósito de aparas possui parceria com cooperativas, associações e aparistas, empregando de 1 mil a 5 mil pessoas indiretamente envolvidas no processo.

Legenda – Economia Circular

Após a utilização da embalagem de papelão ondulado, nossos clientes fazem seu descarte iniciando o processo de reciclagem.

As sobras de embalagens descartadas (aparas) são coletadas pelo nosso depósito de reciclagem: DANSPE.

As aparas passam por um processo de seleção e são encaminhadas para as fábricas de papel.

Nossas fábricas de papel transformam as aparas em papel reciclado de alta performance.

O papel é encaminhado para nossas fábricas de embalagens.

Com parques fabris modernos e tecnológicos, nossas plantas de embalagens transformam o papel em chapas.

As chapas são convertidas em embalagens e recebem recortes, vincos e impressão personalizadas. Nesta etapa elas estão prontas para proteger e transportar os produtos dos nossos clientes.

Cliente recebe embalagem e armazena seu produto.